Pós-operatório de implante capilar – as principais dúvidas

Pós-operatório de implante capilar – as principais dúvidas

O período pós-operatório é talvez o mais cercado de dúvidas para quem pretende fazer um implante capilar. Pensando nisso, reuni as mais recorrentes para ajudar você a entender como todo o processo do implante, do início ao final, é descomplicado.

O paciente sente dor no pós-operatório?

É a dúvida mais comum. A resposta é: praticamente não há dor após a cirurgia. É claro que o paciente irá sentir um desconforto no dia seguinte, a chamada “dor leve” – nada que um analgésico comum não resolva.

As pessoas vão perceber que fiz a cirurgia?

Logo no início do pós-operatório sim, as pessoas vão perceber, já que é esperada a formação de crostas de sangue onde foram feitas as incisões para implantar os fios. Em 8 a 14 dias essas crostas tendem a se desprender do couro cabeludo. Além disso, na área doadora haverá vários furinhos, que após poucos dias cicatrizam e ficam pouco evidentes, ajudados também pelo próprio crescimento do cabelo em volta.

Caso o paciente tenha vontade de esconder essas “pistas” nos primeiros dias, uma alternativa é usar boné, desde que seja folgado, ou seja, que não pressione o local da cirurgia. O uso do boné também traz como vantagem proteger do sol a área onde foi realizado o procedimento.

Quando poderei voltar ao trabalho?

Se o trabalho não exigir que o paciente atue no sol ou em uma piscina, ou que use equipamentos que tenham atrito com o couro cabeludo, o paciente já estará apto para voltar ao trabalho dois dias após a cirurgia.

Cuidados no pós-operatório do implante capilar

Sempre que realizo uma cirurgia de restauração capilar, eu peço para que o paciente volte à clínica na primeira semana para realizar a lavagem do cabelo, e aqui eu o ensino como lavar em casa. Na região doadora pode-se lavar normalmente; porém, na região onde os fios foram implantados, não deve-se esfregar. O paciente deve fazer uma espuminha com o shampoo e deixar agir por um minuto. Para enxaguar deve-se preferencialmente utilizar água fria, em baixo volume. É importante que nesses primeiros dias o paciente evite tomar banho com uma ducha mais forte.

Quanto tempo após a cirurgia eu posso ver o resultado?

Primeiramente, vale dizer que depois de uns 10 ou 15 dias, é comum alguns fios caírem. É bom que o paciente saiba disso, pois é algo completamente normal. O importante é que a raiz já está implantada, ela só está adormecida nesse momento. Essa raiz vai começar a se desenvolver depois de uns três ou quatro meses e vai crescer até mais ou menos um ano após a cirurgia. Por esse motivo, só após um ano o paciente vai ver o resultado final da cirurgia de implante capilar.

Vale ressaltar que esses fios que foram implantados terão as mesmas características dos fios da área doadora, ou seja, mesma cor, mesma textura e também a mesma genética. Como os fios da área doadora não possuem pré-disposição para calvície, os fios implantados também não cairão, permanecendo na área do implante para o resto da vida.

Outros cuidados

É recomendável que, nos primeiros dias após a cirurgia, o paciente durma com um travesseiro macio e um travesseiro de pescoço. É bom também que o paciente evite abaixar a cabeça e fazer esforços, bem como evite tomar sol ou submeter-se a um calor intenso.

Por fim, a importância da hidratação: deve-se tomar bastante líquido nos primeiros dias.

Possui mais alguma dúvida relacionada a implante capilar? Entre em contato e agende uma consulta.

Cadastre-se


    (38) 3015-0011 | (38) 99120-2930
    Av. José Correia Machado, 1858, Ed. Medical Center - sala 1102, Bairro Melo - Montes Claros, MG
    Maria Clara de Paula Dermatologia | Transplante Capilar | Tricologia